Recuperar password

Your search results
Fevereiro 8, 2023

CITYTRIPS: ENTRONCAMENTO MUSEU FERROVIÁRIO

CITYTRIPS: ENTRONCAMENTO MUSEU FERROVIÁRIO

Uma viagem apaixonante!

Conhecer a história dos comboios em Portugal permite reviver locais, momentos e histórias e tantas outras coisas.

A descoberta é constante e a maravilha de ver e rever objetos que fizeram parte do nosso dia a dia e hoje são obsoletos.. Mesmo que o seu passatempo preferido não seja ver passar comboios, vale a pena visitar. O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, conta 160 anos de história dos comboios e do caminho de ferro em Portugal.

O museu está instalado no complexo de linhas de comboio, do Entroncamento, junto da estação, por isso trata-se de uma exibição de comboios e carruagens verdadeiros, retirados de circulação.

De uma maneira geral, toda a área de exposição onde estão colocadas as composições, foi muito agradável de visitar. No entanto, na chamada “rotunda” onde estão as locomotivas é provavelmente o ponto alto.

O Museu foi inaugurado a 18 de maio de 2015. O caminho de ferro foi introduzido em Portugal em meados do século XIX e a viagem inaugural foi em 28 de Outubro de 1856 entre Lisboa e Vale do Carregado. Todos estes eventos são ilustrados no museu.

Ex-libris 

O Comboio Real é composto por quatro veículos. Um foi uma oferta do rei Vítor Emanuel de Itália à sua filha, a rainha Maria Pia que casou com o rei D. Luís. É a composição mais icónica e foi uma oferta de casamento.
A implantação da República alterou a designação e o tipo de carruagens. Passou a chamar-se “Comboio Presidencial” e durante duas décadas herdou as composições monárquicas.

O museu dispõe de muitas loks da firma Henschel & Sohn de Cassel (Kassel).

Morada:
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, nº1 A – Complexo Ferroviário do Entroncamento | 2330-152 Entroncamento

GPS fica a 15 min a pé da ASA Entroncamento:

39º27’51,207’’N ; 08º28’27,490’’W

Preçário: http://www.fmnf.pt/info_precario

Horário:
Terça-feira a domingo : 10:00 – 18:00

Encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro

Contactos:
Telefone: +351 249 130 382

Website: http://www.fmnf.pt/

Facebook: http://www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario

E-mail: museu@fmnf.pt

ONDE FICA A AUTOCARAVANA?

ASA ENTRONCAMENTO | 15 min da ASA ENTRONCAMENTO (a pé)

Serviços de manutenção e pernoita: Grátis

                

Categoria: Portugal (City)
Partilhar

Deixe um resposta

O Seu Email nao será publicado

  • Pesquisa avançada

  • Reset Password